Dicas de conquista – A confiança do cliente como meta

A confiança é uma das bases para o sucesso de qualquer relacionamento. Quando se fala de vendas, então, ela é essencial. Afinal, quanto mais confiança eles tiverem, mais irão comprar e indicar os produtos ou serviços que você oferece. O que torna a conquista da confiança dos clientes/consumidores um dos principais desafios de todos que estão no mercado. Sendo assim, como é de se imaginar é uma disputa acirrada, principalmente porque se trata de um ativo intangível.

Um dos principais elementos para a conquista da confiança do cliente e a sua tão almejada fidelização é a credibilidade. E esta não se constrói de um dia para o outro, é fruto de um trabalho gradativo, que demanda tempo, trabalho e bastante persistência. Não é uma tarefa fácil, mas seguindo algumas dicas, você conseguirá chegar lá. Confira!

Conheça seus clientes

Quando você sabe realmente quem são seus clientes, entendendo o que pensam e o que desejam, consegue oferecer um atendimento com mais qualidade. Pode parecer elementar, mas é um ponto que acaba sendo entrave para muitos profissionais, mais jovens ou experientes.

Além de ajudar a personalizar o atendimento, o conhecimento sobre o público pode ser extremamente útil para criação de campanhas publicitárias e ações de marketing.

Deixe seus resultados falarem por você

Cada vez mais, antes de comprar ou consumir um produto, ou serviço, os clientes buscam por informações das empresas responsáveis por eles. Por isso, reserve um espaço em seu site para divulgar testemunhos reais de clientes. Use também as redes sociais para compartilhar comentários de clientes satisfeitos. Relatos positivos e bons relacionamentos em redes sociais, podem contribuir bastante para a construção da sua credibilidade.

Valorize suas promessas

Se você busca conquistar a confiança dos seus clientes, honestidade tem que ser palavra de ordem. Sendo assim, é essencial ser transparente em todas as informações passadas e argumentos usados com os clientes. Não ofereça prazos ou valores que não possam ser cumpridos futuramente. 

Quando você não entrega o que foi prometido, sua reputação pode ficar abalada junto àquele cliente, o que pode fazer com que ele não volte a comprar de você e, pior, gerar comentários negativos.

Entre o cliente e a venda, escolha sempre o primeiro

O objetivo de todos que estão no mercado é vender, porém, empurrar um plano a todo custo para um potencial comprador não é o melhor caminho. Mostre a seus clientes que, para você, mais importante do que fechar a venda é garantir que ele encontre o que está buscando. Se o produto ou serviço que você está vendendo não corresponde exatamente ao que o cliente está esperando, de nada adianta usar os seus argumentos para convencê-lo. Nesse caso, pode ser melhor não fechar a venda, mas conquistar um cliente para negociações futuras.

Ter um relacionamento saudável com o consumidor é um dos maiores desafios do mercado, afinal, cada um tem as suas dores e age de um jeito diferente. Mas, seguindo estas dicas, é bem provável que você consiga conquistar e fidelizar um número maior de pessoas.