Planos suspensos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento, que acontece a cada trimestre.
Por Beth Koike, Valor — São Paulo
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu a comercialização temporária de 70 tipos de planos de saúde de 13 operadoras devido à reclamações por falta de atendimento médico registradas no segundo trimestre. Do total de convênios médico e dental suspensos, 45 são da Amil.
As outras operadoras afetadas pela medida são: Federação das Sociedades Cooperativas de Trabalho, Unimed Vertente do Caparaó, Ameron – Assistência Médica de Rondônia, Unimed Norte/Nordeste — Federação (em recuperação judicial), Unihosp Saúde, Santo André Planos de Assistência Médica, Saúde – Sistema Assistencial Unificado de Empresas, Biovida Saúde, Associação de Saúde Portuguesa de Beneficência, Associação Metropolitana de Assistência à Saúde, Hospital Bom Samaritano e Saúde Brasil.
A proibição da venda começa a valer no próximo dia 30. Os planos suspensos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado no monitoramento, que acontece a cada trimestre, segundo a agência reguladora.
A ANS registrou, no segundo trimestre, quase 38 mil reclamações.
A Amil informou, por meio de comunicado, sobre a suspensão temporária da venda de alguns de seus produtos pela ANS, todas as notificações foram atendidas pela operadora e que vem adotando ações para melhorar o atendimento aos beneficiários.
“Desde o início do ano, a Amil instituiu célula de acolhimento para casos que se referem à rede credenciada; novo fluxo para busca de rede; agendamento e direcionamento nas centrais de atendimento; expansão da coleta domiciliar gratuita; inclusão de hospitais em sua rede credenciada entre outras ações cujo objetivo foi aperfeiçoar os serviços aos seus beneficiários. Outras melhorias continuam sendo implementadas”, informa a companhia.
A operadora lembra ainda que a suspensão é de caráter temporário e é reavaliada pela agência em ciclos trimestrais. “O atendimento aos clientes atuais vinculados a esses produtos continua totalmente assegurado, bem como a comercialização de demais produtos não suspensos já oferecidos pela empresa. A Amil assegura que as ações tomadas e novas em andamento serão refletidas no monitoramento em curso.”
Fonte: Valor.Globo